quinta-feira, 17 de junho de 2010

INICIAÇÃO POLITICA


SJDC realiza módulo II do curso de Iniciação Política
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), realiza, dias 18 e 19 de junho, Módulo II de Iniciação Política, em parceria com o Instituto Legislativo Paulista, Fundação Konrad Adenauer e Fundação Mario Covas.
O Módulo I formou 517 alunos, que se inscreveram nos dez postos fixos do CIC localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), além dos municípios de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas. Deste total será realizado um sorteio, que contemplará 50 participantes para as aulas do Módulo II.
O curso abordará temas como cidadania, o papel do Estado e sociedade civil. Também terá introdução de temas como processo legislativo e sistema eleitoral brasileiro. O curso terminará com uma visita ao centro de São Paulo para que os alunos conheçam instituições e lugares que fazem parte da história política da cidade.
A abertura do evento contará com a presença do secretário da Justiça, Ricardo Dias Leme, além de representantes do ILP, CIC e Fundação Konrad Adenauer, que será dia 18 (sexta-feira), às 09 horas, na Fundação Mário Covas.
Programação do Evento
Sexta-feira - 18 de junho
09h00 às 10h30 - Cidadania - um compromisso coletivo (Humberto Dantas)
10h30 às 10h50 - Café (oferecido pela organização no local)
10h50 às 12h20 - Estado, sociedade civil e ação social (Humberto Dantas)
12h20 às 13h30 - Almoço (oferecido pela organização em restaurante próximo)
13h30 às 15h30 - Dinâmica sobre lideranças (Rodrigo Estramanho)
Sábado - 19 de junho
09h00 às 10h30 - Introdução ao Processo Legislativo (Roberto Lamari)
10h30 às 10h50 - Café (oferecido pela organização no local)
10h50 às12h20 - Introdução ao Sistema Eleitoral Brasileiro (José Paulo Martins)
12h20 às 13h30 - Almoço (oferecido pela organização em restaurante próximo)
13h30 às 15h30 - Visita guiada ao CENTRO de São Paulo com ênfase nas instituições e na história política da cidade (Flávia Martins)
Serviço:
Módulo II de Iniciação Política
Data: dias 18 e 19 de junho de 2010
Horário: das 9h00 às 15h30
Local: Fundação Mario Covas
Endereço: Rua 7 de abril, 59 - 3 andar – Centro – São Paulo/SP
Sobre o CIC
O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Para tanto, conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (norte, sul, leste e oeste), além dos municípios de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas, com atendimento à população de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Nas unidades do CIC a população tem acesso a serviços públicos gratuitos e pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por intermédio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania (Clic) e atividades educativas de promoção e conscientização acerca de direitos humanos e cidadania, focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário